10 de fevereiro de 2011

Plano de Ação 2011

Plano de Ação
Objetivo: Fazer levantamento de dados para diagnosticar as necessidades das Unidades Escolares, para  traçar um Plano de Ação, buscando o atendimento nas suas prioridades, procurando  assessorar, monitorar, avaliar, orientar a operacionalização das atividades, visando atender  os objetivos  e metas propostos pela SEDUC/Superintendências.
Metas:
·         Elevar os índices de aprendizagem;
·         Elevar o padrão de qualidade de ensino;
·         Reduzir os índices das disciplinas críticas;
·         Garantir a permanência  do aluno na unidade escolar;

Ações:
Tendo como foco de trabalho o desempenho escolar dos alunos, buscando atingir os nossos objetivos em relação as metas propomos as seguintes metas:
·         Perseguirmos efetivamente as nossas metas;
·         Aprimorar nossa prática pedagógica, fazendo  uma reflexão das nossas ações no dia-a-dia;
·         Fazer uma avaliação  diagnóstica da realidade escolar objetivando:
ü  Conhecer a Proposta Pedagógica de cada Unidade Escolar;
ü  Conhecer a equipe gestora,
ü  Fazer um levantamento  dos cursos oferecidos; bem como a situação de reconhecimento;
ü  Verificar a situação do Conselho Escolar;
ü  Verificar a situação do Grupo gestor em relação a disponibilidade, se tem outro vínculo;
ü  Analisar os índices do IDEB, para traçar metas;

Acompanhamento Pedagógico

·         Orientar o planejamento e acompanhar a realização do Trabalho Coletivo e Conselho de Classe;
·         -Reuniões com os coordenadores e visitas “in loco”;
·         -Acompanhar e orientar o Plano de Ação da Coordenação Pedagógica;
·        -Repasse do Boletim Informativo e demais informações da SEE e S  R E   ao grupo gestor e recolher os documentos solicitados na data prevista (atividade semanal);
·         -Orientação e verificação do cumprimento e o registro das aulas atividades;
·         -Estudar e discutir com as Unidades Escolares as Resoluções do Conselho Estadual e demais legislações vigentes;
·         -Acompanhamento  da reformulação do Regimento Escolar;
·         Realização de uma avaliação anual  da Unidade Escolar para fins de Reconhecimento de Cursos, compreendendo os aspectos físicos, funcionais e pedagógicos nos termos da Res. CEE nº 084/02;
·         -Analisar, junto com os coordenadores, um plano de curso e um de aula, compatibilizando com o diário, de cada modalidade de ensino.
·         -Fazer a verificação “in loco” de veracidade  sobre as reclamações/denúncias apresentadas contra a U.E.;
·         -Verificação da atuação do Conselho Escolar;
·         -Acompanhamento, orientação e intervenções nas ações de combate a evasão escolar ;
·         - Analisar os encaminhamentos do AMAI e fazer as intervenções necessárias para que os alunos faltosos  possam retornar as suas atividades;
·         -Compatibilização da freqüência dos professores (livro de ponto) com aulas dadas (diário/calendário escolar);
·         -Analisar instrumentos de avaliação de aprendizagem e compatibilizá-los com a legislação vigente;
·         -Verificação e orientação sobre as formas de recuperação (paralela) adotadas pela U.E., verificando a participação dos alunos, os conteúdos trabalhados, horários, equipe responsável e a observância dos preceitos legais;
·         -Observar a higiene e organização da U.E. e fazer as sugestões e intervenções junto ao grupo gestor;
·         -Acompanhamento pedagógico aos professores dos alunos com necessidades educacionais especiais.
                                                                                                 Zilma Aparecida C. S. y Silva  e  Denise Regina  C. Machado
                                                                                                                                                                  Dupla Pedagógica