21 de junho de 2012

Relatório de Aula com utilização de Vídeo

Nome do Curso: Introdução à Educação digital
Núcleo de Tecnologias Educacional de Uruaçu-Goiás
Nome do Mediador: Zulmira Lucas França
Nome do Cursista: Zilma Aparecida Costa Soares y Silva


Com o objetivo  de dinamizarmos nossas práticas em sala de aula,   para consolidação de conhecimentos acerca das novas tecnologias, bem como utilização dessas ferramentas na prática pedagógica,  foram sugeridos filmes  como recursos  a serviço da organização  de situações de aprendizagens em sala de aula.  A Metodologia utilizada foi a discussão de  textos  e vídeos, com produção escrita, os Recursos Didáticos: Data show e DVD. Avaliação: participação nas discussões e  relatórios. Tema/ vídeo: Criança, a alma do Negocio. A atividade foi feita  com mães de alunos do PEPE. Objetivo: Analisar criticamente  a  questão da propaganda  para crianças.Durante as discussões percebe-se que o mercado usa  a propaganda para  atingir os pais. Cria na criança além do real, implanta o desejo de ter, ter.... Os pais  não conversam com as crianças enquanto a publicidade conversa todos os dias, durante várias horas por dia, pois elas passam um tempo muito grande em frente a TV.  Ao  invés de brincar, correr elas estão sendo bombardeadas propagandas para   inculcar necessidades que na verdade não tem.  Os pais compram o que os filhos querem. O mercado de consumo se aproveita disso. Sabe-se que 80% das compras são influenciadas pelas crianças. Cria-se perspectivas nas crianças,  querem coisas sem saber  o porquê. As mães concordam que a propaganda é  uma covardia . Nas discussões percebe-se que muitas mães  não tinham refletido sobre essa questão, nem da possibilidade das leis e, que em muitos países existem leis e não é permitido  propaganda para crianças.  Conclui-se que a Lei que proíbe a publicidade infantil deveria ser colocada em prática aqui no Brasil.