Nome do Curso: Introdução à Educação digital
Núcleo de Tecnologias Educacional de Uruaçu-Goiás
Nome do Mediador: Zulmira Lucas França
Nome do Cursista: Zilma Aparecida Costa Soares y Silva
Com o objetivo de dinamizarmos nossas práticas em sala de aula, para consolidação de conhecimentos acerca das novas tecnologias, bem como utilização dessas ferramentas na prática pedagógica, foram sugeridos filmes como recursos a serviço da organização de situações de aprendizagens em sala de aula. A Metodologia utilizada foi a discussão de textos e vídeos, com produção escrita, os Recursos Didáticos: Data show e DVD. Avaliação: participação nas discussões e relatórios. Tema/ vídeo: Criança, a alma do Negocio. A atividade foi feita com mães de alunos do PEPE. Objetivo: Analisar criticamente a questão da propaganda para crianças.Durante as discussões percebe-se que o mercado usa a propaganda para atingir os pais. Cria na criança além do real, implanta o desejo de ter, ter.... Os pais não conversam com as crianças enquanto a publicidade conversa todos os dias, durante várias horas por dia, pois elas passam um tempo muito grande em frente a TV. Ao invés de brincar, correr elas estão sendo bombardeadas propagandas para inculcar necessidades que na verdade não tem. Os pais compram o que os filhos querem. O mercado de consumo se aproveita disso. Sabe-se que 80% das compras são influenciadas pelas crianças. Cria-se perspectivas nas crianças, querem coisas sem saber o porquê. As mães concordam que a propaganda é uma covardia . Nas discussões percebe-se que muitas mães não tinham refletido sobre essa questão, nem da possibilidade das leis e, que em muitos países existem leis e não é permitido propaganda para crianças. Conclui-se que a Lei que proíbe a publicidade infantil deveria ser colocada em prática aqui no Brasil.