26 de agosto de 2011

Aspectos a considerar na aula, para acompanhamento do coordenador pedagógico

1. Objetivos:
O Professor esclarece o objetivo da aula aos alunos;
Os objetivos orientam as atividades da turma.

2. Organização da aula:
Os principais aspectos da aula estão inter-relacionados, facilitando a aprendizagem;
O assunto principal da aula é apresentado de forma clara, sugestiva e interessante.

3. Abordagem de conteúdos:
Os conteúdos foram selecionados segundo os objetivos e Matriz Curricular;
O professor ajusta o tempo ao ritmo de aprendizagem dos alunos.

4. Utilização dos recursos didáticos:
Os recursos utilizados permitem a ação inteligente do aluno;
Os materiais utilizados ajustam-se ao conteúdo da aula.

5. Seleção de procedimentos:
A metodologia adotada é adequada aos objetivos e conteúdos;
A metodologia facilita a aprendizagem do aluno em suas diversidades e dificuldades.

6. Participação do aluno:
Durante a aula o professor incentiva a participação do aluno;
O professor evoca experiências anteriores dos alunos.

7. Estimulação à aprendizagem:
O professor formula perguntas adequadas ao tema estudado.
O professor dá tempo aos alunos para que eles pensem e reorganizem suas idéias.

8. Relação professor/aluno:
A relação entre professor e aluno é positiva e espontânea;
O professor permite que os alunos tomem decisões.

9. Requisitos de comunicação:
O professor transmite informações necessárias, equilibrando detalhamento e objetividade;
O professor seleciona um número suficiente de informações de acordo com os objetivos da aula e o nível da turma.

10. Síntese e avaliação:
O professor prevê a consolidação dos principais conceitos e idéias desenvolvidas durante a aula;
São previstas formas para avaliar a aprendizagem do aluno de forma contínua.


Caderno de Teoria e Prática II
O coordenador pedagógico e a articulação dos processos de aprendizagem na escola
MEC/2005

24 de agosto de 2011

SUGESTÃO DE PAUTA TRABALHO COLETIVO



1- Apresentar o mapeamento da Unidade Escolar
2- Analisar que ações podem ser realizadas para reduzir a evasão e melhorar a aprovação com qualidade.
3- Analisar os dados da Avaliação Diagnóstica
4- (Estudar e socializar o caderno verde da Prova Brasil, caso não tenha recebido entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento Curricular e solicitar uma versão digitalizada)
5- Replanejamento das ações tendo como foco a leitura e escrita e conhecimentos matemáticos ( por exemplo: porcentagem, juros simples e composto, regra de três, grandezas diretamente e inversamente proporcionais, análise de gráficos e tabelas, cálculos de área, etc. São conteúdos que podem ser trabalhados em diversas disciplinas.
6- COORDENADORES incentivar o trabalho de alunos monitores.
7- LEMBRAR que o trabalho com leitura e produção escrita é de competência de todas as áreas e todos os professores têm condições de fazer um belo trabalho com este foco.

PARA VOCÊS ( COORDENADORES E GESTORES):
“ VOCÊS FAZEM A DIFERENÇA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA MELHOR” continuem firmes!!
SUCESSO!!!!