21 de junho de 2011

RESPOSTAS COMENTADAS DA 2ª PROVA DIAGNÓSTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS Leia o texto abaixo. O DESCOLAS ESTADUAIS DE GOÁS - 2011 Eu, etiqueta Em minha calça está grudado um nome
que não é meu de batismo ou de cartório,
um nome ... estranho.
(...)
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens,
letras falantes,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É doce estar na moda, ainda que a moda
seja negar minha identidade,
trocá-la por mil, açambarcando
todas as marcas registradas,
(...)
Já não me convém o titulo de homem.
Meu nome novo é coisa.
Eu sou a coisa, coisamente.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Corpo. Rio de janeiro: Record, 1984.
QUESTÃO 01 Pela leitura desse texto, pode-se afirmar que o poeta (eu -lírico) sente-se
A) fortalecido.
B) intimidado.
C) manipulado. D) roubado. DESCRITOR: Inferir uma informação implícita em um texto. . É importante que o aluno apreenda o texto como um todo, para dele retirar as informações solicitadas. Essa habilidade é avaliada por meio de um texto, no qual o aluno deve buscar informações que vão além do que está explícito, mas que à medida que ele vá atribuindo sentido ao que está enunciado no texto, ele vá deduzindo o que lhe foi solicitado. Ao realizar esse movimento, são estabelecidas de relações entre o texto e o seu contexto pessoal. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: Ler com fluência e autonomia, construindo significados, inferindo informações implícitas (matriz curricular 6º ao 9º ano - Eixo: leitura). mas podem ser construídas pelo leitor por meio da realização de inferências que as marcas do texto permitem. Ao apreender o poema como um todo, o leitor perceberá algumas pistas que lhe proporcionará deduzir como o poeta (eu-lírico) sente-se. Uma delas é o título do poema, Eu, etiqueta. Essa expressão pressupõe ser o poeta um objeto e não um sujeito. Os versos... homem-anúncio itinerante, ... escravo da matéria anunciada, já não me convém o título de homem e meu nome novo é coisa confirmam o sentimento de manipulação experimentado pelo poeta. .
Leia o texto abaixo.
QUESTÃO 02 Mesmo que o leitor não conheça o sentido do termo
A) a injeção eletrônica foi usada no Brasil até 1988.
injeção eletrônica, esse texto permite entender que B)a injeção eletrônica contribui para reduzir bastante a poluição dos automóveis.

As informações implícitas no texto são aquelas que não estão presentes claramente na base textual,
D4 –
Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer uma idéia implícita no texto, seja por meio da identificação de sentimentos que dominam as ações externas dos personagens, em um nível básico, seja com base na identificação do gênero textual e na transposição do que seja real para o imaginário



Quer saber  mais?

a resolução comentada da 2ª Avaliação
 Diagnóstica da Rede Estadual está disponível no site da SEE (documentos importantes) 
http://www.see.go.gov.br/imprensa/documentos/ 

Aulas diversificadas