14 de abril de 2011

Avaliação não é ameaça

As provas devem servir para acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, e nunca ser temidas como sentenças.
Julgamentos e estimativas são sempre necessários. Um simples olhar avalia uma vaga de estacionamento ou a deselegância de um gesto. Uma rápida operação mede a pressão arterial ou verifica o saldo bancário. Somente a análise complexa, no entanto, diagnostica um paciente ou uma grande organização. Avaliações educacionais, por sua vez, verificam habilidades de alunos e o desempenho de redes escolares. Os objetivos, nesse caso, são tão diferentes quanto os de exames médicos que orientam tratamentos ou de provas para certificar profissionais e classificar serviços.

As avaliações mais importantes são as que orientam o ensino, integradas ao processo de aprendizagem, e não simples provas periódicas. Ao propor uma gincana em que as crianças escrevam bilhetes anônimos e numerados, com instruções para ações dos colegas, a professora que acaba de assumir uma turma desenvolve uma boa socialização enquanto verifica as competências de ler e escrever de cada um. Atividades desse tipo, da Educação Infantil ao Ensino Médio, revelam mais do que provas. Porém, o uso delas é tão raro quanto o de diagnósticos iniciais. O resultado disso é que, às vezes, expectativas de aprendizagem equivocadas somente são percebidas quando já é tarde demais.

Quando as turmas são grandes, em vez de levar pilhas de trabalhos para corrigir (e às pressas, pois a vida é curta), é melhor o professor instruir os estudantes para que se auto-avaliem em atividades de classe ou de casa. Sabendo contornar possíveis limitações, a escola pode orientar as famílias para se tornarem parceiras no processo, mostrando os objetivos das etapas do ensino e o que será verificado em provas parciais. As finais ganham a função de confirmar e certificar o trabalho, mas insucessos põem em questão a própria escola. 

A qualidade da Educação deve ser aferida, e as provas gerais têm esse papel, nem sempre bem interpretado. Classificar escolas lembra "coisa de mercado" e, como provocação, eu diria que a escola que fazia o estudante aprender só para tirar boas notas nas provas - como alguém que cuida da saúde só para passar no exame médico - agora também ensina para ela mesma ser aprovada.

 Quer saber mais? Acesse o link abaixo:

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/avaliacao-nao-ameaca-424491.shtml

Critérios de elaboração dos exames inep/MEC

Para elaborar os exames, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) utilizou as matrizes de referência, que são documentos baseados na realidade do ensino ministrado em sala de aula. As secretarias estaduais e municipais de educação também foram consultadas nesse processo.

A prova de Língua Portuguesa terá foco na leitura e vai trabalhar com as questões do português no seu uso, a partir de textos abordados no dia a dia. A gramática será abordada por meio da interpretação de textos e a capacidade de fixação da mensagem escrita também será avaliada. No exame de matemática, o foco será a resolução de problemas e itens que trabalham o raciocínio dos alunos, em contexto com a realidade das crianças.

http://www.oei.es/provabrasil.htm

11 de abril de 2011

Sugestão de Pauta para o Trabalho Coletivo do dia 13 de abril

Análise dos    Resultados  da Avaliação  Diagnóstica Inicial
1.   Avaliar o Plano de Ação  elaborado pelos professores, se está acontecendo conforme o planejado e se necessário redefinir ações, propondo intervenções dos desafios encontrados;
2.    Socializar  e estudar o Caderno  de Prova Brasil, que todas as U E já possuem, mas ainda assim serão enviadas pelo MEC, disponível no site: www.mec.gov.br
3.     Propor  ações para integração da família/escola;
4.   Estabelecer metas e ações diárias, para reduzir significativamente as taxas de evasão e repetência;
5.   Atentar para as orientações das superintendências dos ensinos Fundamental e Médio; ( atas, relatórios e etc.)

                                                                                                                                                     Denise e Zilma            
                                                                                                                                                Tutoras Pedagógicas