19 de setembro de 2011

AVALIAÇÃO E QUALIDADE - Seduc lança sistema próprio de avaliação (Saego)

Na ocasião serão empossados os diretores eleitos no segundo processo de seleção

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lança nesta terça-feira, 20, o Sistema de Avaliação do Estado de Goiás (Saego), que será aplicado na rede estadual de ensino pelo Centro de Políticas Públicas e avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O lançamento será às 9 horas, no Oliveira’s Place (Salões I e II), que fica na Rua T-36, n. 3.588, Setor Bueno, em Goiânia.

O secretário de Estado da Educação, Thiago Peixoto, abre o encontro, que contará ainda com as presenças dos professores Miguel Palácio e Lina Kátia Mesquita, coordenadores do CAEd. Na solenidade de lançamento, uma equipe de especialistas do CAEd ministrará a palestra “Objetivos e finalidades do Sistema de Avaliação do Estado de Goiás (Saego).

O Saego - O Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás compreenderá, além da Avaliação Diagnóstica que vem sendo feita bimestralmente pela Secretaria da Educação, uma avaliação externa anual a ser aplicada aos alunos do 2º ano, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos de 3º ano do Ensino Médio da rede estadual. Os alunos de 2º ano serão avaliados principalmente em função da alfabetização. A meta da Secretaria da Educação é que os estudantes da rede estadual sejam alfabetizados aos 7 anos de idade, e não aos 8 como orienta o Ministério da Educação.

Enquanto a avaliação diagnóstica é feita com base no currículo da secretaria para aferir o aprendizado dos alunos, a avaliação externa do Saego vai considerar os fatores de desempenho dos alunos e também os fatores associados ao desempenho, a partir de questionários sócio-econômicos, e fatores contextuais. O objetivo da avaliação externa é possibilitar um diagnóstico ainda mais detalhado e preciso da situação do aprendizado dos estudantes na rede estadual, complementando o Saeb nacional.

A avaliação do Saego utilizará a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em conta três parâmetros: discriminação, que é o de levantar os alunos que desenvolveram habilidades dos que não desenvolveram; dificuldade, relacionado ao percentual de alunos que respondem corretamente o item - quanto menor o percentual de acerto, maior a dificuldade do item; e possibilidade de acerto ao acaso, que leva em consideração a probabilidade do aluno acertar aleatoriamente, ou seja, o "chute".

Com o Saego, será possível ao governo do estado de Goiás definir com mais rapidez e eficiência as políticas e as ações para corrigir os déficits de aprendizado na rede estadual e melhorar a qualidade do ensino.

Participam do lançamento do Saego os subsecretários regionais de Educação, os tutores e coordenadores pedagógicos e os diretores de todas as escolas estaduais. Na ocasião, será realizada também a posse dos diretores de escola eleitos no segundo processo de seleção.

Comunicação Setorial – Secretaria de Estado da Educação

18 de setembro de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA

NTEs formam coordenadores pedagógicos para uso de novas tecnologias
Professores e servidores administrativos também receberam capacitação
Para que estudantes e professores da rede estadual tenham acesso à tecnologia aliada a recursos pedagógicos que enriqueçam o cotidiano escolar e contribuam com o processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) cumpre um rigoroso calendário de formação de professores, servidores administrativos e coordenadores pedagógicos.

Os cursos de formação para o uso de tecnologia educacional - nas modalidades a distância, semipresencial e presencial - e oficinas pedagógicas nas unidades escolares estão sendo oferecidas gratuitamente por meio dos 26 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), que atendem as 38 Subsecretarias Regionais de Educação.
Quer saber mais acesse: http://www.educacao.go.gov.br/imprensa/?Noticia=2979