2 de março de 2011

ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA INICIAL

Boa noite!

Amanhã, em todo o estado de Goiás, acontecerá a Primeira Avaliação Diagnóstica Inicial.

Na intenção de colaborar para que vocês tenham o maior número de informações, postamos um arquivo onde encontrarão desde os objetivos à detalhes sobre a aplicação da Prova.

Para ter acesso ao arquivo sobre as orientações para a Avaliação Diagnóstica, basta clicar no link abaixo e ao abrir a nova página, você deverá fazer o download do arquivo.

http://www.4shared.com/dir/aBiMpgWI/sharing.html 

Um forte Abraço a todos e bom trabalho!

1 de março de 2011

ELABORAÇÃO DO PROJETO PARA CORREÇÃO DE FLUXO

Conceito:
          “Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas com o fim de um período de tempo dado ou estipulado.”   
  Um projeto surge em resposta a um problema concreto.
O documento chamado projeto é o resultado obtido ao se projetar no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas.

Roteiro para a elaboração do PROJETO

Os principais itens que compõem a elaboração de um projeto relacionam-se de forma orgânica, de modo que o desenvolvimento de uma etapa necessariamente leva à outra.
Título do projeto: deve dar uma idéia clara e concisa do objetivo do projeto.
No caso da Correção de Fluxo o título deve ser: Correção de Fluxo Idade/Ano Escolar.
Identificação da Escola: dados específicos da U.E.
Ex.: nome, endereço, telefone, nome do diretor(a),etc.
Justificativa: Aqui deve ficar claro que o projeto é uma resposta a um determinado problema.
No caso da Correção de Fluxo: fundamentar a razão do projeto ,focando o contexto sócio-cultural dos alunos,motivos da defasagem idade/ano escolar e ter como referência a idade do aluno e o ano que este deveria estar cursando.
Objetivos:
Geral: corresponde ao produto final que se quer atingir;
Específicos: especificar o que a escola espera alcançar com a viabilização do projeto.
Metas: que muitas vezes são confundidas com objetivos específicos, são os resultados a serem alcançados,  podem ser qualitativos ou quantitativos e que devem ser atingidos num determinado período de tempo.
   Organização do Currículo Escolar:
   Utilizar as Matrizes de Habilidades, agrupando-as em uma sequência cronológica bimestral, tendo como referência o que será objeto de estudo em cada período.
  Estratégias:  Apresentar em linhas gerais as ações e atividades de gestão sistêmica administrativa),curriculares(contextualização, inter e transdisciplinar) e pedagógica(ação  docente,de acompanhamento, controle e avaliação do processo de ensino)a serem desenvolvidas durante a execução do projeto.
 Quadro de Horários de Funcionamento das Turmas:
  A Unidade Escolar deverá deixar claro no projeto os horários de funcionamento das turmas no turno regular e no turno ampliado de aprendizagem.
Avaliação:
   Deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos em conformidade com o estabelecido pela Resolução CEE/GO   nº 194/2005.
Revisão Bibliográfica:
   Referências bibliográficas que possam conceituar o problema, ou servir de base para a ação, podem e devem ser apresentadas.

Fonte: Arquivos Capacitação SEDUC


Avaliação Diagnóstica Inicial

 
No dia 03 de março (quinta-feira) haverá aplicação da Avaliação Diagnóstica Inicial.
A Avaliação Diagnóstica Inicial é um instrumento de avaliação do sistema educacional goiano, implantada para auxiliar no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas para melhoria do ensino.
Ela irá avaliar  habilidades e competências em leitura, interpretação de textos e resolução de problemas.
O resultado da Avaliação Diagnóstica Inicial ajudará a definir ações que contribuam com o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem.

        Será aplicada no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental    e 3º ano do Ensino Médio.
        Os dias que antecedem a aplicação da prova devem ser de preparação das escolas, professores, família e alunos.
        A SEE conta com a parceria, o apoio e adesão de todos. É muito importante que as unidades escolares sejam informadas dos procedimentos e sintam-se preparadas.
        Valorize os professores
        Os gestores deverão informar toda a comunidade escolar quanto à importância desse momento avaliativo para o desenvolvimento  da  aprendizagem;
         Esclareçam as dúvidas, comunicando o papel e a responsabilidade de cada integrante da equipe escolar;
         Surgira às escolas trabalharem antecipadamente com o cartão resposta, familiarizando os alunos com o modelo de gabarito;
        Em grande parte das instituições educacionais, durante a aplicação do instrumento avaliativo haverá um representante da Subsecretaria.
        As Unidades Escolares deverão produzir bilhetes informativos aos responsáveis e também cartazes para serem afixados na escola, informando sobre a realização da prova.
        Tempo de aplicação da prova: 2 horas por turno, com início:
Matutino : 8 horas
Vespertino: 14 horas
Noturno: 20 horas
        A aplicação da prova  será feita pelo professor da Unidade Escolar, porém orientamos que não seja o professor das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
        O cartão resposta só poderá ser entregue após 1h30min. do início da prova.
        O lanche deverá ser servido antes ou  após a aplicação  da prova (panificado).


Ao final, o professor  recolherá o caderno de  provas  que deverá ficar arquivado na Unidade Escolar  para ser trabalhado  em sala de aula, para   correção das  questões .


         Os cartões resposta  deverão ser devolvidos para o técnico da Subsecretaria ao   final da avaliação.

 Após a Prova:

        Após a correção dos cartões resposta os resultados serão repassados a Unidade Escolar para que sejam inseridos os dados no SIGE do dia 05 até 11/03;
        Após o registro dos dados, o responsável devera gerar um relatório que posteriormente terão seus dados conferidos com o cartão resposta arquivados na SEE.

Reforçamos a importância de todos os envolvidos nesse processo e contamos com a participação de cada um.

Passo a Passo Para o Monitoramento do SIMEC

Com vistas a colaborar para o Monitoramento do SIMEC, desenvolvemos um passo a passo que os auxilie ao utilizar o ambiente virtual e na organzição das Notas Fiscais e Recibos da Prestação de Contas.

O Passo a passo está postado abaixo e solicitamos que compartilhem com os seus companheiros de outras escolas sobre a forma que vocês estão conseguindo fazer o Monitoramento.

TODA CONTRIBUIÇÃO É BEM VINDA!

PASSO A PASSO PARA O MONITORAMENTO NO SIMEC

Para realizar o monitoramento do SIMEC é necessário algumas providencias anteriores:

  • Separar as Notas Fiscais da prestação de contas e escanear/digitalizar todas elas, bem como os recibos. É importante que ao escanear/digitalizar, as notas sejam salvas em uma pasta a parte, nomeada para esse fim (ex. NF_SIMEC_2009) para ser de fácil acesso.
  • Para digitalizar as notas ficais, é interessante fazer o escaneamento de cada uma. Salve-a (em pasta criada para essa finalidade ex. Notas_PDE_2009) com o nome referente a ação (ex. acao_1), que corresponde a sequência da ação que aparece no SIMEC. Isso facilitará o envio do arquivo.
  • Caso a ação tenham: situação ocorrida, nota fiscal e ata, é importante que você copie e cole todos os arquivos em “editor de texto – Word”.
  • Todos os documentos deverão ficar em um mesmo arquivo e salvos, preferencialmente, com a extensão de arquivo docx. Após salvar o arquivo, seria interessante convertê-lo em arquivo de extensão PDF.
  • Para converter um arquivo de texto com extensão DOC para extensão PDF, siga um passo que encontra-se disponível no Blog HTTP://sre-dupla-pedagogica.blogspot.com criado pelas Duplas Pedagógicas com a finalidade de dar suporte e realizar acompanhamento às Unidades Escolares.


AGORA VAMOS AO MONITORAMENTO:

1. Abra o site htt://simec.mec.gov.br/pdeescola.
2. Acesse com o login e senha da escola.
3. Abrirá uma nova página. Nesta página, clique em “monitoramento”. A prestação de contas que deverá ser monitorada, nesse momento, refere-se a de 2009.
4. Todas as ações aparecerão na página que se abrirá
5. Em frente a cada ação, há um campo onde deverá ser selecionado a situação atual da ação:
Concluída, em andamento, excluída, modificada, não executada, substituída. Escolha a opção que define a ação em questão. Todas as ações dessa prestação de contas só poderão estar “concluída”, “modificada” ou “excluída” (apenas uma escola tem a opção excluída).
6. Em seguida, deverá ser registrado o resultado esperado, no caso o tipo de kit de material didático adquirido. Nesse campo escreva o que foi adquirido (ex. Kit de material pedagógico adquirido) ou a empresa contratada (ex. Uma empresa contratada).
7. No campo onde está registrado o valor do recurso previsto, digite o valor gasto.
8. No campo “Justificativa” deverão ser registradas informações que estão na “Situação Ocorrida”, caso haja. Caso a escola só tenha a ATA, deverá providenciar a “Situação Ocorrida”.
9. O último campo em frente à ação, refere-se a anexar a Nota Fiscal ou Recibo. Siga os seguintes passos para realização desse processo:
• Clique em “Procurar” – selecione o arquivo com o nome da ação (ex. acao_1) e clique em abrir.
• Sempre que anexar um arquivo ao Monitoramento, é necessário ir ao final da página e clicar em “Salvar”. É importante que realizem essa ação sempre que anexarem o arquivo, pois estará garantindo que seu arquivo fique registrado, portanto, salve ação por ação.
10. O monitoramento estará pronto, quando for anexado os arquivos referentes a última ação financiável.

28 de fevereiro de 2011

Agenda Semanal

Agenda Semanal Data:28/02/2011

Agendar com a UE, o cronograma de entrega dos Instrumentos de Acompanhamento do Projeto Aprendizagem de 6º ao 9º ano no dia 28/03/2011;
 Verificar criteriosamente data entrega e dos instrumentos de acompanhamento especificados abaixo:
 Calendário Escolar 2011.
 Perfil de Atendimento da Escola
 Quadro de Enturmação ( Prof.)
 Quadro de Enturmação ( coord.)

Obs.: O preenchimento deve estar completo e coerente;

Atenção!
Ob.:A idade do aluno será calculada observando dia , mês e ano ( até 31 de março idade completa) SIGE - 4º lápis, relatórios , acompanhamento pedagógico, alunos por idade.
Relacionar apenas os alunos que estão freqüentando.
Preencher a coluna distorção idade-escolar, verificando o quadro especifica para fazer a contagem.
Código da turma: colocar o ano e turma até gerar novos códigos.

Trabalho Coletivo:
Conforme orientações da SEE Oficio Circular n º 002/11 GAB/REGEST:
Acontecerá Dia 15 de Março, nos três turnos.
A presença será de acordo com o horário do dia.
Deverá ter representatividade de todos os segmentos da comunidade escolar.
O registro das aulas nos diários será de acordo com as aulas do dia.
Professores lotados em mais escolas, acompanhará o horário de trabalho do dia.
O Registro da Ata do Conselho deverá ser feita no momento do Conselho e assinado por todos e presentes, e encaminhada no dia seguinte `a Subsecretaria, juntamente com o Relatório do TC.
Pauta deverá ser construída juntamente com a Dupla Pedagógica.
As datas dos próximos TC serão marcadas pelo Núcleo de Reforma ,Gestão e Resultados da SEE.

Pauta do Dia 15/03/2011:
A análise dos resultados da Avaliação Diagnóstica e Propostas de Ações para melhoria dos resultados.

Avaliação Diagnóstica da Secretaria Estadual de Educação

O grupo gestor deverá divulgar e informar a importância do processo para toda comunidade escolar. ( cartazes informativos)
Aplicação da prova
Duração: 2 horas
Início: Matutino: 8 horas, Vespertino 14 horas e Noturno 20 horas ( cartão resposta será entregue após 1:30 do início da prova.
O Lanche do dia deverá ser panificado, e entregue antes ou depois da prova.
O Professor recolherá o caderno de provas que ficará na EU.
O gabarito será entregue para o Técnico da SREA no final da prova.
Os gabaritos serão corrigidos no dia 04/03/2011.
A inserção dos dados no SIGE será feita pela Secretaria da EU, impreterivelmente até dia 11 de março.
Após inserção dos dados no SIGE, imprimir o relatório e devolver para a Dupla Pedagógica.