29 de abril de 2011

A Importância do Conselho de Classe

A importância do Conselho de Classe
O Conselho de Classe é importante para uma análise do ensino e da aprendizagem, pois propicia:
 uma avaliação qualitativa;
 a riqueza da diversidade de análise –olhares de diversos professores;
 análise de diferentes tipos de registros do acompanhamento da aprendizagem dos alunos;
 a discussão das dificuldades de aprendizagem;
 planejamento das intervenções para superar as dificuldades;
 A socialização do que está dando certo.
O principal objetivo do conselho é avaliar o aluno de forma integral, por meio de diferentes olhares.
O conselho de classe não pode ser um momento isolado do processo da escola, nem ser o único espaço de discussão coletiva. É momento de síntese que precisa ser coerente com a proposta pedagógica que está sendo desenvolvida. Por isso, deve ter como foco a escola como um todo.
Nessa discussão coletiva registra-se como documento, a análise do processo de aprendizagem do aluno, como ponto de partida para retomadas, e as intervenções que se fizerem necessárias.

Sugestão de Ata de Conselho de Classe


Aos 29 dias do mês de abril de 2011, reuniu-se, nas dependências do Colégio Estadual Prof. João Magela, o Conselho de Classe do 1º Bimestre, turma “A”, 6º ano do Ensino Fundamental, com a participação do Grupo Gestor, coordenadores, professores, alunos representantes dos pais, Conselho Escolar e demais agentes educativos para análise dos aspectos elencados no art. 7º da Resolução CEE N.194/05, conforme os registros das análises e intervenções:
Alunos (relacionar todos os alunos da turma)
Dificuldades apresentadas
Intervenções
01



02



03



04



05



06



07



08



09



10



Turma:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________
Professores:________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________________________________________________
Demais Servidores:__________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Eu______________________________ lavrei a presente ata que após lida, será, por mim e pelos demais, devidamente assinada: _____________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

25 de abril de 2011

Agenda Semanal

Período: 25/04  a  29/04/2011.
Repasse do Boletim Informativo  nº14 de 25/042011 e orientações da SEE e SREA
Encontro Pedagógico de L P e Matemática, dia 27/04 das 9h as 12h no SENAC
                                                                        Vespertino: 13h as 16 no C E Prof. Faustino
Parabenizamos  o Grupo Gestor, Professores e alunos, pela aprovação nos Processos Seletivos de 2011!
Portaria nº 0836  – Remoção anexo Boletim nº 14
Orientações:
Correção de PDE.
Conselho de Classe: Lembramos aos Secretários que a Ata do Conselho de Classe, deve seguir respectivamente os seguintes Artigos da Resolução do CEE nº 194/19/08/2005
 I Bimestre Art.7º
Art. 7º O Conselho de Classe, além de cumprir o disposto no artigo 6º, deve
avaliar o processo de desenvolvimento da aprendizagem de todos os alunos de cada turma,
separada e individualmente, tomando as medidas que se fizerem necessárias para o seu
aprimoramento e para a recuperação imediata daqueles que apresentarem dificuldades, qualquer
que seja a sua natureza.
II Bimestre Art. 11º
Art. 11 Ao final de cada semestre letivo, o Conselho de Classe deve realizar
amplo debate sobre o processo pedagógico, o ensino ministrado, a
aprendizagem, a avaliação dessa e a recuperação paralela, desenvolvidos ao longo de seu curso,
promovendo as mudanças e adaptações que se fizerem necessárias, com vistas ao seu
aprimoramento, no semestre seguinte.
III Bimestre Art 7º
IV  Bimestre: Art. 12º
Art. 12 Ao término do ano letivo, o Conselho de Classe deve realizar análise
global sobre o desenvolvimento de cada aluno, ao longo de seu curso, tendo como parâmetros os
aspectos elencados no artigo 4º, com a finalidade de avaliar se ele dispõe de condições adequadas
de ser promovido para a série ou o ciclo seguinte, de forma integral ou parcial, ou para outra mais
elevada.
Observações:
Observar o artigo 6º da Resolução que normatiza a representatividade de pais e alunos e Conselho Escolar.
Os  alunos representantes devem preencher junto com a turma, sob a  orientação do coordenador a ficha de avaliação.
Sugestões: Video: Entre os Muros da escola -Reflexão acerca do Conselho de Classe. Blog das Tutoras.
Solicitações:
Projeto Aprendizagem conforme Agendamento.
Bom trabalho!!!!!!!!