17 de fevereiro de 2011

Correção de Fluxo

A Secretária de Estado da Educação, frente a questão da Correção do Fluxo idade/ano escolar e após a releitura de sua política de atendimento, elaborou por meio das turmas de Correção de Fluxo uma proposta para garantir que os alunos defasados avancem em seu percurso escolar. (A distorção idade/ano é a defasagem entre a idade e o ano escolar que o aluno deveria estar cursando e uma das principais causas dessa distorção é a repetência e evasão escolar).
Essa turmas deverão ser criadas para corrigir a distorção idade/ano escolar dos alunos da segunda fase do Ensino Fundamental. Essas classes foram planejadas para que os estudantes multirrepetentes ou que se evadiram da escola possam continuar estudando e concluir o Ensino Fundamental com sucesso. Evitando assim, a exclusão e possibilitando o desenvolvimento das competências e habilidades a serem alcançadas.
O projeto será desenvolvido em dois turnos distintos:
 No primeiro turno: a matriz contemplará as diversas áreas do conhecimento, a serem trabalhadas de forma interdisciplinar, com ênfase na leitura e na escrita.
 No segundo turno: chamado de turno ampliado, a matriz será desenvolvida de forma a contemplar um tempo para resolução das tarefas de casas, e outro para aulas de Educação Física e Arte.
Por meio de um plano de ação, a Unidade Escolar deverá proceder a uma Reorganização Curricular, com base nas Matrizes de Habilidades.
Público Alvo para as classes de Correção de Fluxo
Alunos matriculados na Unidade Escolar no 8° ano com quinze (15) anos de idade ou mais, ou seja, alunos com atraso de dois anos em relação ao ano que estão matriculados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário