1. Objetivos:
O Professor esclarece o objetivo da aula aos alunos;
Os objetivos orientam as atividades da turma.
2. Organização da aula:
Os principais aspectos da aula estão inter-relacionados, facilitando a aprendizagem;
O assunto principal da aula é apresentado de forma clara, sugestiva e interessante.
3. Abordagem de conteúdos:
Os conteúdos foram selecionados segundo os objetivos e Matriz Curricular;
O professor ajusta o tempo ao ritmo de aprendizagem dos alunos.
4. Utilização dos recursos didáticos:
Os recursos utilizados permitem a ação inteligente do aluno;
Os materiais utilizados ajustam-se ao conteúdo da aula.
5. Seleção de procedimentos:
A metodologia adotada é adequada aos objetivos e conteúdos;
A metodologia facilita a aprendizagem do aluno em suas diversidades e dificuldades.
6. Participação do aluno:
Durante a aula o professor incentiva a participação do aluno;
O professor evoca experiências anteriores dos alunos.
7. Estimulação à aprendizagem:
O professor formula perguntas adequadas ao tema estudado.
O professor dá tempo aos alunos para que eles pensem e reorganizem suas idéias.
8. Relação professor/aluno:
A relação entre professor e aluno é positiva e espontânea;
O professor permite que os alunos tomem decisões.
9. Requisitos de comunicação:
O professor transmite informações necessárias, equilibrando detalhamento e objetividade;
O professor seleciona um número suficiente de informações de acordo com os objetivos da aula e o nível da turma.
10. Síntese e avaliação:
O professor prevê a consolidação dos principais conceitos e idéias desenvolvidas durante a aula;
São previstas formas para avaliar a aprendizagem do aluno de forma contínua.
Caderno de Teoria e Prática II
O coordenador pedagógico e a articulação dos processos de aprendizagem na escola
MEC/2005
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