1 de março de 2011

ELABORAÇÃO DO PROJETO PARA CORREÇÃO DE FLUXO

Conceito:
          “Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas com o fim de um período de tempo dado ou estipulado.”   
  Um projeto surge em resposta a um problema concreto.
O documento chamado projeto é o resultado obtido ao se projetar no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas.

Roteiro para a elaboração do PROJETO

Os principais itens que compõem a elaboração de um projeto relacionam-se de forma orgânica, de modo que o desenvolvimento de uma etapa necessariamente leva à outra.
Título do projeto: deve dar uma idéia clara e concisa do objetivo do projeto.
No caso da Correção de Fluxo o título deve ser: Correção de Fluxo Idade/Ano Escolar.
Identificação da Escola: dados específicos da U.E.
Ex.: nome, endereço, telefone, nome do diretor(a),etc.
Justificativa: Aqui deve ficar claro que o projeto é uma resposta a um determinado problema.
No caso da Correção de Fluxo: fundamentar a razão do projeto ,focando o contexto sócio-cultural dos alunos,motivos da defasagem idade/ano escolar e ter como referência a idade do aluno e o ano que este deveria estar cursando.
Objetivos:
Geral: corresponde ao produto final que se quer atingir;
Específicos: especificar o que a escola espera alcançar com a viabilização do projeto.
Metas: que muitas vezes são confundidas com objetivos específicos, são os resultados a serem alcançados,  podem ser qualitativos ou quantitativos e que devem ser atingidos num determinado período de tempo.
   Organização do Currículo Escolar:
   Utilizar as Matrizes de Habilidades, agrupando-as em uma sequência cronológica bimestral, tendo como referência o que será objeto de estudo em cada período.
  Estratégias:  Apresentar em linhas gerais as ações e atividades de gestão sistêmica administrativa),curriculares(contextualização, inter e transdisciplinar) e pedagógica(ação  docente,de acompanhamento, controle e avaliação do processo de ensino)a serem desenvolvidas durante a execução do projeto.
 Quadro de Horários de Funcionamento das Turmas:
  A Unidade Escolar deverá deixar claro no projeto os horários de funcionamento das turmas no turno regular e no turno ampliado de aprendizagem.
Avaliação:
   Deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos em conformidade com o estabelecido pela Resolução CEE/GO   nº 194/2005.
Revisão Bibliográfica:
   Referências bibliográficas que possam conceituar o problema, ou servir de base para a ação, podem e devem ser apresentadas.

Fonte: Arquivos Capacitação SEDUC


Um comentário:

  1. Zilma, bastante interessante esse material. Vou sugerir aos gestores das Unidades Escolares que eu acompanho.
    Parabéns!

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