1 de março de 2011

Passo a Passo Para o Monitoramento do SIMEC

Com vistas a colaborar para o Monitoramento do SIMEC, desenvolvemos um passo a passo que os auxilie ao utilizar o ambiente virtual e na organzição das Notas Fiscais e Recibos da Prestação de Contas.

O Passo a passo está postado abaixo e solicitamos que compartilhem com os seus companheiros de outras escolas sobre a forma que vocês estão conseguindo fazer o Monitoramento.

TODA CONTRIBUIÇÃO É BEM VINDA!

PASSO A PASSO PARA O MONITORAMENTO NO SIMEC

Para realizar o monitoramento do SIMEC é necessário algumas providencias anteriores:

  • Separar as Notas Fiscais da prestação de contas e escanear/digitalizar todas elas, bem como os recibos. É importante que ao escanear/digitalizar, as notas sejam salvas em uma pasta a parte, nomeada para esse fim (ex. NF_SIMEC_2009) para ser de fácil acesso.
  • Para digitalizar as notas ficais, é interessante fazer o escaneamento de cada uma. Salve-a (em pasta criada para essa finalidade ex. Notas_PDE_2009) com o nome referente a ação (ex. acao_1), que corresponde a sequência da ação que aparece no SIMEC. Isso facilitará o envio do arquivo.
  • Caso a ação tenham: situação ocorrida, nota fiscal e ata, é importante que você copie e cole todos os arquivos em “editor de texto – Word”.
  • Todos os documentos deverão ficar em um mesmo arquivo e salvos, preferencialmente, com a extensão de arquivo docx. Após salvar o arquivo, seria interessante convertê-lo em arquivo de extensão PDF.
  • Para converter um arquivo de texto com extensão DOC para extensão PDF, siga um passo que encontra-se disponível no Blog HTTP://sre-dupla-pedagogica.blogspot.com criado pelas Duplas Pedagógicas com a finalidade de dar suporte e realizar acompanhamento às Unidades Escolares.


AGORA VAMOS AO MONITORAMENTO:

1. Abra o site htt://simec.mec.gov.br/pdeescola.
2. Acesse com o login e senha da escola.
3. Abrirá uma nova página. Nesta página, clique em “monitoramento”. A prestação de contas que deverá ser monitorada, nesse momento, refere-se a de 2009.
4. Todas as ações aparecerão na página que se abrirá
5. Em frente a cada ação, há um campo onde deverá ser selecionado a situação atual da ação:
Concluída, em andamento, excluída, modificada, não executada, substituída. Escolha a opção que define a ação em questão. Todas as ações dessa prestação de contas só poderão estar “concluída”, “modificada” ou “excluída” (apenas uma escola tem a opção excluída).
6. Em seguida, deverá ser registrado o resultado esperado, no caso o tipo de kit de material didático adquirido. Nesse campo escreva o que foi adquirido (ex. Kit de material pedagógico adquirido) ou a empresa contratada (ex. Uma empresa contratada).
7. No campo onde está registrado o valor do recurso previsto, digite o valor gasto.
8. No campo “Justificativa” deverão ser registradas informações que estão na “Situação Ocorrida”, caso haja. Caso a escola só tenha a ATA, deverá providenciar a “Situação Ocorrida”.
9. O último campo em frente à ação, refere-se a anexar a Nota Fiscal ou Recibo. Siga os seguintes passos para realização desse processo:
• Clique em “Procurar” – selecione o arquivo com o nome da ação (ex. acao_1) e clique em abrir.
• Sempre que anexar um arquivo ao Monitoramento, é necessário ir ao final da página e clicar em “Salvar”. É importante que realizem essa ação sempre que anexarem o arquivo, pois estará garantindo que seu arquivo fique registrado, portanto, salve ação por ação.
10. O monitoramento estará pronto, quando for anexado os arquivos referentes a última ação financiável.

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